História da Inteligência Artificial

Rebecca Mello
3 min readMar 28, 2024

--

A inteligência artificial é um conjunto de máquinas e tecnologias que conseguem replicar/imitar a inteligência humana, usando a matemática, lógica, estatística para realizar tarefas e tomar decisões, como nós.

Ela não é nada nova! Começou nos anos 50, e durante seus anos de evolução, foi sofrendo diversos altos e baixos. Alan Turing, inclusive, teve um papel fundamental no seu crescimento e visibilidade, quando fez testes para ver se seria possível, em uma conversa por escrito, a máquina se passar por um ser humano, chamado teste de Turing.

Com os avanços e descobertas, foi criada muita expectativa do que se poderia fazer, porém ainda não se tinha tanta capacidade para, o que causou bastante frustração nas pessoas lá pelos anos 70. Isso foi chamado de 1° inverno da IA.

Conforme foi passando o tempo, fomos vendo novas possibilidades e nos adaptando pra sermos capazes de suportar essas tecnologias. Nos anos 80, por exemplo, surgiram os Sistemas Especialistas, que foram sistemas de perguntas e respostas em que a máquina respondia direcionando para banco de dados mais específicos.

Isso gerou novos negócios e entusiasmo em todo mundo, mas mais uma vez, frustração, pois o ambiente ainda não era adequado para usar tais bases tecnológicas, o 2° inverno da IA.

Mais tarde, nos anos 90, vimos novas ideias e caminhos possíveis de se seguir. A cultura pop abraçou super bem a ideia, inserindo a IA em filmes, como O Exterminador do Futuro e Blade Runner. E houve muita evolução no ramo de jogos, quando o algoritmo Deep Blue venceu Garry Kasparov no jogo de xadrez, enorme marco para a história da IA.

E esse avanços continuam até hoje e em diversas áreas graças à evolução de outras tecnologias em volta: Aprendizado de máquina e deep learning, Processamento de linguagem natural (PLN), Big Data, Robótica.

Investir em IA pode oferecer uma variedade de benefícios, desde aumentar a eficiência operacional e reduzir custos até impulsionar a inovação e melhorar a experiência de um cliente. Vamos entender, então, como tudo isso acontece? Acesse as próximas partes dessa série através dos links:

Ponto importante: Podemos, então, sair fazendo Inteligência Artificial, pegando dados a rodo de todo mundo pra gerar inovações? NÃO! É de extrema importância investir de forma ética e responsável, considerando questões como privacidade, transparência e equidade ao implementar sistemas de IA. Bora ver um pouco sobre isso também!

--

--

Rebecca Mello
Rebecca Mello

Written by Rebecca Mello

Desenvolvedora iOS, formada em Ciência da Computação e, atualmente, fazendo pós graduação em Novas Tecnologias, Transformação Digital e Agilidade.

No responses yet